Fale conosco via WhatsApp

Terça, 24 de novembro de 2020
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Happy Hour

Conteúdo ExclusivoPense Nisso

CRIANDO UM SENTIDO PARA A VIDA

CRIANDO UM SENTIDO PARA A VIDA

11/11/2020 - 09:00

 CRIANDO UM SENTIDO PARA A VIDA

Tempos atrás, este redator, escreveu, ou tentou escrever, uma mensagem com o título –“Qual o Sentido da Vida?.
Naquela Ocasião, muitos dos nossos fãs não entenderam muito bem a proposta da mensagem do Pense Nisso. Sendo Assim, resolvemos abordar o mesmo assunto, mas de uma maneira mais simples. No bem da verdade, vamos usar um fato que ocorreu durante uma das palestras do astrofísico americano, Neil Degrasse Tyson. Na ocasião, o famoso cientista estava fazendo uma palestra, quando um garotinho de 7 anos, de surpresa fez a pergunta:
-“Qual o sentido da vida?
E a Resposta do cientista foi maravilhosa.
Ele começou dizendo que as pessoas fazem esta pergunta acreditando que sentido é algo que se possa procurar. Não consideram a possibilidade de que sentido da vida é algo que se cria.
Exatamente isso: sentido da vida é algo que a pessoa produz para si e para os outros.
Ele, como homem da ciência, quando pensa nisso, questiona-se: Será que aprendi algo hoje que não sabia ontem? Será que estou pelo menos um pouquinho mais perto de tudo o que há para se saber no Universo?
O astrofísico acredita que se vive um dia sequer em que nada aprendeu, desperdiçou aquele dia.
São pensamentos poderosos. Vale a pena refletir um pouco a respeito deles.
Em vários momentos da vida buscamos esse tal sentido. Em cada fase do viver ele tem características distintas, dependendo de nossa maturidade.
Alguns chegam a pensar que esse sentido está longe de onde nasceram e partem em jornadas pelo mundo. Jornadas, muitas vezes intermináveis, buscando algo que não sabem bem o que é.
Há quem busque nas religiões da Terra. Migram dessa para aquela, dependendo da que lhes satisfaça, nesse ou naquele momento de vida ou estado de espírito.
Porém, voltemos à proposta do astrofísico: criar um sentido para a vida e não encontrar um.
Encontrar dá a impressão de algo que está lá fora, é externo. Criar diz respeito a um movimento que parte de nós, apenas de nós.
São forças que mobilizamos para alcançar algo valioso.
Assim, se acionamos nossas energias e as direcionamos para o estudo sério de uma determinada área do conhecimento, que poderá trazer bons frutos para a comunidade à nossa volta, estamos criando um sentido.
Se abraçamos a paternidade, a maternidade com consciência, entendendo nosso papel de orientadores, de educadores, de promotores de paz para a nova era, estamos criando um sentido para nossa vida.
Se conseguimos dedicar parte do nosso tempo a alguma causa social nobre, como trabalhador voluntário, sabendo que estamos mudando o mundo, eis-nos dando sentido à nossa vida.
Se somos uma pessoa de bem; se recebemos de braços abertos quem nos chega; se estamos sempre prontos para ajudar e não medimos esforços para isso; se somos amigos verdadeiros e construímos nossa vida sobre estas bases, aí está o sentido para nossa vida.
São muitas as formas de criar esse sentido. Cada um encontrará a sua na intimidade de seu próprio ser.
* * *
Pensemos. Questionemo-nos diariamente: Será que aprendi algo hoje que não sabia ontem? Não apenas na esfera do conhecer do intelecto, mas também na área moral.
Será que estou melhor? O que fiz para estar melhor? Que esforços empreendi?
e congratulemo-nos quando percebermos as vitórias e encontrarmos o sentido, a motivação, a felicidade.
A lei do progresso é uma das leis Divinas que nos coloca sempre no caminho da ascensão.

Redação do Pense Nisso, com base na palestra do astrofísico
Neil Degrasse Tyson – criando um sentido para a Vida
 
Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet