Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Clássicos da Original

NotíciasOpinião

Saneamento, BID-Pantanal e PAC

Saneamento, BID-Pantanal e PAC

26/07/2016 - 10:56

     No Brasil o eleitor não liga muito para saneamento básico. Saúde, educação, segurança, corrupção chamam a atenção, mas saneamento praticamente não faz parte da lista de reinvindicações da maior parte da sociedade.

     Talvez seja por isso que Cuiabá e Várzea Grande estão na rabeira nesse quesito. Entre as 100 mais populosas cidades do país, Cuiabá ocupa a posição 70 e Várzea Grande a de 83. Cuiabá coleta 36% de esgoto e trata 29%. Várzea Grande coleta 17% e trata 15%. Cuiabá é a pior capital do Centro Oeste em saneamento.

     Apenas para não perder o costume, volta-se mais uma vez a duas cidades que, em população, são quase iguais às de Cuiabá e Várzea Grande. Franca tem 100% de saneamento e trata 98.8%. Primeiro lugar no país. Ribeirão Preto tem 97.7% de esgoto e trata 93.6%. É o décimo do Brasil em saneamento. 

     Na verdade são exceções, porque a média nacional é de índices baixos em coleta e tratamento, mostra o Instituto Trata Brasil. Não há quase pressão do eleitor sobre o assunto.

     Mas Cuiabá e Várzea Grande quase saíram daqueles números baixos em saneamento. Primeiro foi o BID-Pantanal. Seriam 400 milhões de dólares, metade para MT e outra para o MS. Seriam aplicados em cidades que margeiam rios que pudessem poluir o Pantanal. Casos da capital e VG.

     Seriam uns 700 milhões de reais ou um Fethab inteirinho para saneamento. Já estava aprovado pelo Senado em 2001, mas tudo morreu em 2003. Não era empréstimo, era a fundo perdido, com pequena contrapartida do estado.

     Mais tarde, em 2009, veio o PAC saneamento para cidades com mais de 200 mil habitantes. Outra vez as duas maiores cidades do estado foram contempladas, Cuiabá com 300 milhões e VG com 150 milhões de reais.

     Daqui a pouco explode a Operação Pacenas, aquela em que empreiteiros foram flagrados dividindo o butim. Brasília segurou o dinheiro que seria usado para saneamento. Corumbá, no MS, mesmo sem ter 200 mil habitantes, foi contemplada com aquele PAC porque margeai o Pantanal. Fizeram uma revolução em saneamento lá. Nós aqui ficamos chupando dedos.

     Tem-se um novo governo em Brasília. Será que não daria para tentar reaver o BID Pantanal e o PAC saneamento? Se juntar os governos dos dois Mato Grosso, mais as bancadas federais não daria para conversar sobre isso outra vez? São seis senadores e a votação do impeachment precisa deles. Negociam-se tanto atos não republicanos em troca do voto, por que não para saneamento?

     Talvez não dê o PAC para Cuiabá por causa da CAB. Não se vai por dinheiro público para a iniciativa privada ganhar dinheiro, mas pelo menos o PAC para VG. E o BID para as duas.

     Saneamento ajuda na saúde da população. Se gasta menos com doenças. Ajuda o meio ambiente e por consequência o turismo. Seria um enorme presente para os 300 anos de Cuiabá se viessem recursos para o saneamento, não?

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet