Fale conosco via WhatsApp

Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Classe Executiva

NotíciasOpinião

Oportunidade para Várzea Grande

Oportunidade para Várzea Grande

02/06/2017 - 11:49

     Várzea Grande poderá ser o centro estadual de inovação tecnológica. Área de empreendimento novo e de enorme futuro aqui ou em qualquer lugar do mundo. Por que em Várzea Grande? Por parte.

     Foi aprovada na Comissão de Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa uma proposta de incentivo às startups ou aquelas empresas que desenvolvem tecnologias novas. Tecnologia que pode servir à indústria, comércio, serviço ou até mesmo uma área nova na atividade econômica.

     O trabalho nos startups é, no inicio, de incerteza e risco. Não se sabe se aquela inovação vai dar certa ou não. Por isso a proposta da Assembleia abre espaço para linha de crédito e isenção fiscal para os investidores. Também cutuca a Junta Comercial para ser mais ágil e menos burocrática para aprovar pedidos de inscrição dessas empresas que buscam inovação.

     Voltando a Várzea Grande. A partir deste ano toda a área de tecnologia da UFMT estará funcionando naquela cidade. Serão cinco cursos de Engenharia: Computação, Automação e Controle, Química, Minas e Transportes. Em qualquer dessas Engenharias pode-se criar algo inovador que possa servir em outras atividades econômicas.

     Além da UFMT estará funcionando também em VG neste ano o Instituto Federal de Mato Grosso voltado para a formação de técnicos em ensino médio. Quem sabe a Unemat poderia levar para aquela cidade sua área de tecnologia também.

     Fala-se ainda que irá para Várzea Grande o Parque Tecnológico, ligado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado. Dizem até que já se teria quatro milhões de reais para, em dois anos, construir a infraestrutura do Parque. Talvez fosse interessante àquela Secretaria buscar informação no BNDES e na Sudam que tem linha de crédito para ciência e tecnologia, inclusive para obra física.

    Não importa se o Parque Tecnológico e a Unemat demorem a chegar a VG, a UFMT e o IFMT já estarão lá em 2017. Com o elo criado pela Assembleia Legislativa para os startups, a Prefeitura já poderia se movimentar para transformar aquela cidade em centro estadual de inovação na área mais importante e revolucionária do momento mundial.

     Deveria buscar assessoria de quem entende do riscado e que se vá a outras cidades do Brasil que fizeram isso e estão tendo resultados positivos. Tirar de lá o que pode ser útil para a cidade vizinha.

     Várzea Grande já perdeu o boom imobiliário de Cuiabá. Foi chamada de Cidade Industrial e também perdeu esse espaço e até mesmo o título. Não se pode perder essa outra chance que o destino deu de graça para o município.

     Se gentes dali tiverem receio do trabalho a ser desenvolvido nessa área que se busque inspiração no que ocorreu com a Fundação MT em Rondonópolis. Ali se criou um centro de pesquisa de alto nível para a agricultura estadual que dá show em produção no campo. O Brasil e o mundo reconhecem isso. Por que não novas tecnologias em Várzea Grande?

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet