Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Na Hora do Almoço

NotíciasOpinião

Por que não?

Por que não?

31/05/2018 - 16:32

     Por que Cuiabá não pode ser um centro de grandes eventos do agronegócio nacional e internacional? Ter aqui o que já existe, por exemplo, em Ribeirão Preto. Nessa cidade, no Agrishow, se tem encontro de negócios e tecnologias agrícolas. Não têm rodeios, cantores sertanejos, nada disso. Veja alguns números daquele encontro do agro.

     Em 2017 foram 159 mil visitantes. Estiveram ali gentes de 70 países. Quem vai à feira é para negócio ou se inteirar de novas tecnologias. Foram 800 marcas de máquinas e implementos em exposição. Fez-se negócio de 2.7 bilhões de reais.

     O evento trata, além de novas tecnologias, de armazenagem, corretivos e fertilizantes, equipamentos para irrigação, máquinas agrícolas, produção de biodiesel, autopeças, caminhões, seguros e financiamentos.

     Encontro desse porte teve apoio de entidades como a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas (Abimaq) ou da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Ande).

     Um paralelo entre as cidades de Ribeirão Preto e Cuiabá. Aquela cidade é chamada de Capital Nacional do Agronegócio, título que oficialmente pertence a Sorriso e que Cuiabá merece mais que a cidade paulista.

     Ribeirão tem 660 mil habitantes, 0,789 de IDH, PIB de 27 bilhões de reais e PIB per capita de 42 mil reais. Cuiabá tem 600 mil habitantes, 0,785 de IDH, PIB de 22 bilhões de reais e PIB per capita de 36 mil reais.

     As duas cidades tem quase as mesmas companhias para voos: Gol, Latam, Azul e Passaredo. O número de quartos de hotel também é aproximado. Fontes mostram que Cuiabá teria 155 hotéis e Ribeirão 127.

     Ribeirão Preto e região produz cana de açúcar, com fábricas voltadas para essa agroindústria. Plantam soja, acredite, em oito mil hectares. Foi, no passado, grande produtora de café. Se comparada com a produção do agro em Mato Groso a distância é gigantesca.

     Lá os visitantes praticamente não tem aonde ir além do evento em si. Aqui, num evento daquele porte, milhares de visitantes poderiam ir à Chapada ou ao Pantanal. O evento do agro na capital movimentaria o negócio do turismo em outras direções.

     Não seria um único encontro em Cuiabá por ano. Teria um grandão e se poderiam ter vários outros menores durante o ano. Evento para discutir, por exemplo, novos cultivares ou tecnologia especifica para essa ou aquela plantação. Com movimentação o ano inteiro em torno do agronegócio, portanto.

     Repito aqui uma frase do cronista Nelson Rodrigues depois da derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 1950. Dizia que o futebol e o Brasil tinham complexo de vira-lata.

     O estado campeão nacional do agronegócio, mesmo estando longe do outro Brasil e visto como “interior”, tem que deixar de lado qualquer complexo e acreditar que aqui se pode fazer o que se faz em Ribeirão Preto. Se isso acontecer, seria o maior presente para o aniversário de 300 anos da capital.

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet