Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Sequência de Classe

Notícias

Canção mais dura de Nevermind é sobre Kurt Cobain, diz ex-produtor da banda

Canção mais dura de Nevermind é sobre Kurt Cobain, diz ex-produtor da banda

Foto: Divulgação

Canção mais dura de Nevermind é sobre Kurt Cobain, diz ex-produtor da banda

11/01/2021 - 12:40

 Nevermind, lançado em 24 de setembro de 1991, é considerado um dos melhores e mais icônicos discos do Nirvana. No entanto, a gravação do disco não foi fácil. O produtor do álbum, Butch Vig, disse em entrevista ao NME que a gravação da faixa "Something In The Way" foi a mais complicada de todo trabalho.

"Essa foi a música mais difícil de fazer em Nevermind. As outras músicas que gravamos bem rápido - uma vez que estávamos preparados, tínhamos os sons e tudo, eles acertaram tudo em uma ou duas, três tomadas no máximo", relembrou o produtor. "Então voltamos e pedi a Kurt [Cobain] para fazer overdubbing de alguns guitarras ou guitarras duplas ou duplicar alguns vocais, coisas assim".
 


 

Ele continuou: "Tentamos fazer 'Something In The Way' no estúdio e simplesmente não funcionou, a bateria estava muito espaçosa e alta. Kurt tentou uma guitarra elétrica, ele não conseguia tocá-la no acústico [no Sound City Studios em Van Nuys, Califórnia] porque a sala estava muito barulhenta".

Como a gravação não funcionava, Cobain ficou frustrado e começou a tocar no sofá da sala de controle - e começou a fluir. Então, Vig tirou "todo mundo para fora da sala, coloquei um microfone, desliguei os ventiladores e o telefone e nós o gravamos ali mesmo, e construímos a música a partir disso".

"Nós mudamos do grande estúdio para o pequeno e eu tive que voltar e fazer overdub com Krist [Novoselic] e Dave [Grohl], e isso foi difícil porque eles estavam acostumados a tocar juntos e agora eles tinham que tocar nessa realidade acústica suave [faixa]", explicou. "Nós deixamos Dave muito louco porque ele começava a tocar e imediatamente começava a ficar mais alto, eu dizia: 'Você tem que ir com calma!'".

Depois de começar a gravar, Kurt Cobain precisou de "cinco ou seis tomadas" para conseguir uma versão "que tinha uma dinâmica muito boa". Segundo Butch Vig, "você não pode ficar mais forte do que essa [música]. Kurt está escrevendo muito sobre si mesmo. Ele poderia ser o cara debaixo da ponte [na letra]".

"A banda estava em ótima forma [fazendo Nevermind], eles estavam animados por estar lá e eles treinaram muito, eles estavam prontos para isso", afirmou. Vig então revelou não saber na época que o grupo "praticava todos os dias por quatro ou cinco meses, seis meses".

"Eles tinham acabado de obter um cartão de crédito e estavam hospedados em um condomínio com piscina, eles poderiam dirigir até Malibu e caminhar na praia a noite toda. Foi uma época inebriante para eles e eles estavam tocando muito bem, estavam todos animados e foi um ótimo álbum. Fizemos isso em 16 dias, muito rápido", finalizou.

Fonte: Rolling Stone Brasil

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet