Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Happy Hour

Notícias

80 anos de Sérgio Mendes, a mente por trás da versão bossa nova do hit ‘Mas que Nada’

80 anos de Sérgio Mendes, a mente por trás da versão bossa nova do hit ‘Mas que Nada’

Foto: RCraig09/Wikimedia Commons

80 anos de Sérgio Mendes, a mente por trás da versão bossa nova do hit ‘Mas que Nada’

12/02/2021 - 08:15

Sérgio Mendes é considerado revolucionário. Um dos responsáveis por levar a Bossa Nova, Samba e MPB para outros países, o artista assinou a composição de diversos hits de sucesso, como as famosas versões de “Mas que Nada” e “Never Gonna Let You Go”.

Nesta quinta, 11, o músico completou 80 anos; e a Rolling Stone Brasil celebra a data com alguns dos grandes feitos do artista - além da trajetória de Sérgio Mendes, que saiu de Niterói, Rio de Janeiro, para conquistar diversos palcos ao redor do mundo.

Talvez o rosto Sérgio Mendes não seja tão conhecido quanto suas obras, mas os feitos do compositor são inegáveis. Nascido em Niterói, o artista viajou o globo com o disco Dance Moderno, do Sexteto Bossa Rio. Em 1964, ele se mudou para os Estados Unidos para continuar a vida artística - e continua lá até hoje.

O abo de 1996 foi marcante na carreira de Sérgio Mendes. O artista regravou “Mas que Nada”, canção de Jorge Ben Jor, em Bossa Nova - e a versão fez tanto sucesso que até hoje é a mais ouvida da música. Posteriormente, o artista também regravou a música com a participação do Black Eyed Peas.

 

Outro momento importante na carreira do músico foi o lançamento do disco Never Gonna Let You Go, em 1984. No álbum, a faixa homônima foi o grande sucesso. Escrita por Cynthia Weil e Barry Mann, a versão tinha Joe Pizzulo e Leza Miller nos vocais com o piano de Sérgio Mendes - e a gravação foi um sucesso internacional.

“Never Gonna Let You Go” alcançou a 4ª posição na Billboard Hot 100, mas pode ser considerada apenas um dos sucessos do músico. Na década de 1990, Mendes criou o grupo Brasil 99 e lançou o disco Brasileiro, que rendeu um prêmio Grammy em 1993. 

 

O artista acumula parcerias com grandes nomes ao longo da carreira, como Will.I.Am, Erykah Badu, Carlinhos Brown, Stevie Wonder e Black Eyed Peas. Além disso, Mendes é reconhecido por shows marcantes. 

O artista se apresentou no Oscar de 1968, abriu o show para Frank Sinatra no Royal Festival Hall e, inclusive, subiu ao palco do Carnegie Hall, famosa casa de shows em Nova York. Além disso, Mendes venceu três Grammys e foi indicado a outros seis.



Mendes é reconhecido como um artista que compartilhou parte das riquezas musicais brasileiras com o resto do mundo, mostrando a possibilidade de ter um pouco da sonoridade do Brasil nos mais diversos gêneros. Contudo, o músico também é famoso por ser eclético.

Mais do que canções brasileiras na essência, o artista fez sucesso com versões de outras músicas. Além de “Never Gonna Let You Go”, um caso famoso é o de "The Fool on the Hill", dos Beatles. A gravação do brasileiro fez sucesso, e foi elogiada pelo próprio Paul McCartney, que escreveu uma carta para dizer que a considera sua versão favorita da música.

Sérgio Mendes tem mais de 30 discos lançados ao longo da carreira, e ainda não pensa em parar. Inclusive, o último álbum dele foi lançado em 2019. Intitulado The Key Of Joy, o trabalho tem diversas parcerias, como João Donato, Hermeto Pascoal, Guinga. 
 

Fonte: Rolling Stone Brasil

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet