No ar: Ouça ao vivoOuvir

Conteúdo Exclusivo

Pense Nisso

LEVE VANTAGEM VOCÊ TAMBÉM. CERTO?

29/03/2017 - 09:05


 LEVE VANTAGEM VOCÊ TAMBÉM. CERTO? 

O titulo do Pense Nisso de hoje, foi bordão de uma famosa propaganda de cigarro na década de 1970.
No comercial, mostrava varias situações, em que o cidadão, em vez de usar da legitimidade, ele dava um jeitinho de levar vantagem sobre os outros.
E Gerson, ex jogador da seleção brasileira tri campeã do mundo, fechava o comercial : “Gosto de levar vantagem em tudo, Leve vantagem você também.”
Foi o fatídico comercial que deu origem à infeliz expressão "Lei de Gerson".
“Numa democracia todo cidadão é um político também” e aqueles que ali nos representam não deixam de ser um reflexo do povo, afinal somos nós que o escolhemos! Sim os políticos são muito culpados pelo Brasil em que vivemos, mas é fácil apenas culpa-los e nos isentarmos da responsabilidade de mudar o Brasil.
Se você tivesse a mesma visibilidade de um político e as mesmas chances de se corromper, faria igual? Ou melhor será que você não faz igual? O problema da corrupção infelizmente é uma herança cultural a ponto de nós acharmos normal de fazermos, cabe a cada um de nós mudarmos essa mentalidade!
O Brasil não vai pra frente enquanto acharmos que a culpa é só deles, os políticos, e nunca da gente, Todos os dias presenciamos pequenas corrupções: quando você estaciona o seu carro em lugar proibido, você esta sendo corrupto, Quando você suborna um guarda para ele aliviar a multa, você esta corrompendo. Quando você combina uma porcentagem da indenização para que o colega de trabalho minta no tribunal, e assim, ganhar, de maneira injusta, uma causa trabalhista; você esta cometendo vários crimes, inclusive o de corrupção ativa.
E o que dizer dos exemplos que estamos dando aos nossos filhos?
Quando pais ou mães são abordados pelo guarda de trânsito, por terem cometido uma infração qualquer, e começam a inventar mentiras diante dos filhos, para se justificar, estão ensinando os filhos a ser desonestos.
O certo é que deveriam admitir que agiram equivocadamente, e assumir a multa.
O que se poderá esperar de um educando que recebe essas lições?
Existem tantos outros exemplos, mas não é necessário relacionar todos eles para se chegar à conclusão de que o exemplo arrasta, e que é preciso pensar nisso.
Quanta desonestidade deixaria de existir se os exemplos dos educadores fossem sempre de honestidade e honradez!?
Se você concorda com essas argumentações, e está pensando que apenas o seu exemplo não adiantará, pense na autoridade moral que terá diante do seu filho, agindo certo.
Ainda que todas as demais pessoas dessem maus exemplos, se você agir corretamente terá o respeito do seu filho, e é isso que importa.
Pense nisso, e considere que uma criança poderá estar observando você e aprendendo com os seus exemplos, neste exato momento.
Então... Pense Nisso, e leve vantagem você também. Faça a coisa certa e tenha uma sociedade mais pacifica, educada e justa. Certo?


Texto da Equipe de Redação do Pense Nisso.
Em 26.1.2015

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT, CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet