No ar: Viva EasyAssistaOuça

Conteúdo Exclusivo

Sucesso Que Você Não Esquece

SWEET HOME ALABAMA - LYNYRD SKYNYRD

18/12/2018 - 16:08


Em seu disco de estréia, lançado em 1973, a banda liderada pelo vocalista Ronnie Van Zant, mostrou ao mundo qual era a pronuncia correta do nome Lynyrd Skynyd,( Paulito a pronuncia correta é ‘Leh-Nerd Skin-Nerd). Tudo certo quanto a pronuncia da banda, vamos à história por detrás do Sucesso que Você não esquece desta edição.

“Sweet Home Alabama” é um dos maiores classicos do chamado “Southern rock”, ou rock sulista, de todos os tempos.
Mas a musica não seria lançada como musica de trabalho se não fosse a insistencia do lider e vocalist do Lynyrd Skynyrd, Ronnie Van Zant. O produtor da banda Al Kooper, resolveu que o single a ser lançado seria da musica “don’t ask me no Questions. Não deu outra o single foi um fiasco e então sweet home Alabama foi lançada , tornando-se um sucesso estrondoso, alcançando o tão concorrido e esperado top 10 de 1974.

Quanto à letra da música, uma polêmica foi levantada, o astro canadense Neil Young, criticou alguns hábitos sulistas, principalmente o racismo que acontecia no Sul dos EUA, Neil fez tais críticas em duas de suas letras: Southern Man e Alabama.

Para uma banda considerada uma das pioneiras do Rock Sulista, tal crítica deveria ser rebatida e foi através de Sweet Home Alabama que Ronnie Van Zant respondeu a Neil Young. “Bom, eu ouvi o Sr. Young falando sobre o Sul / Bom, eu ouvi o velho Neil rebaixando-o/ Bom, eu espero que Neil Young se lembre que o homem do Sul não precisa dele por perto”. Diz uma parte da letra de Sweet home Alabama.

Então, em Walk On, Neil disparou; “Eu ouvi algumas pessoas falarem mal de mim/ Falando meu nome por ai/ Eles não mencionaram os bons tempos/ Eles fazem as coisas deles/ Eu faço as minhas”.
Polêmicas à parte, Ronnie e Neil tornaram-se bons amigos, ao ponto de Van Zant dizer: “Nós amamos Neil Young, realmente amamos sua música...”. Já Neil, declarou que ser citado na música do Lynyrd Skynyrd era uma honra, independente do motivo.

Parece que essa briga entre os pontos cardeais é universal.

Coreia do sul contra Coreia do Norte, Vietnã do sul contra o do norte...a guerra da secessão nos Estados Unidos, os Yankes(norte) contra os confederados(sul). E aqui no Brasil, temos um certo xenofobismo entre o Norte e o Sul...Pois é, parece que ainda vivemos essa coisa meio que “Game of Thrones” pelo mundo.

Mas, não importa se você é do Norte, do Sul, do Leste ou
Oeste, porque todos sabem que Sweet Home Alabama ‘ do Lynyrd Skynyrd é um sucesso que você não esquece.

*****
Em 1977 que o nome da banda seria alavancado mundialmente, não pelo lançamento de mais um grande sucesso e sim pelo trágico acidente aéreo que tiraria a vida de alguns membros da banda incluindo Ronnie Van Zant, vocalista e líder do Lynyrd Skynyrd.

O grande clássico da música mundial sempre tem histórias. Histórias que nós contamos aqui “no Sucesso que Você não Esquece. Portanto, não perca a próxima edição.

Eu sou Paulo Vaz, e continue ligado aqui na Centro América fm Easy – a Original.

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT, CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet