No ar: Happy HourAssistaOuça

Conteúdo Exclusivo

Sucesso Que Você Não Esquece

DEBAIXO DOS CARACÓIS DOS SEUS CABELOS - ROBERTO CARLOS

28/08/2019 - 08:00


       Muitos ouvintes nos sugeriram que falássemos de uma música do rei Roberto Carlos. A música mais sugerida foi uma canção composta por Roberto e Erasmo em 1971, no ápice da ditadura militar. Roberto nunca teve grandes problemas com o regime militar, diferentemente do seu amigo Caetano Veloso, que em 1969 foi exilado em Londres.

      Em solidariedade a Caetano, Roberto e Erasmo queriam compor uma música para o amigo. Mas, como fazer sem ser censurado e até perseguido pelos militares?

      Roberto pensou, pensou e se perguntou: o que mais caracterizava fisicamente Caetano?

      Os cabelos, é claro! Caetano tinha uma vasta cabeleira, os já famosos cabelos encaracolados.

      A receita era a seguinte, para fugir da censura e ao mesmo tempo homenagear Caetano: o personagem principal da música teria que ter uma característica feminina, a melodia teria que ser romântica fazendo com que, quem ouvisse a música imaginasse que o autor estivesse falando da saudade que ele sentia da sua amada.

      Roberto falava muito com Caetano, por telefone, e sabia extamente o que o amigo sentia no exílio. Caetano muitas vezes chorava, e dizia que não agüentava mais de saudades do mar da Bahia e do calor do Brasil.
   
      E assim nasceu uma das mais lindas canções de Roberto Carlos.Com uma letra simples, mas ao mesmo tempo complexa, se analisarmos que a música era uma homenagem a Caetano Veloso e não uma música que fala de amor entre um homem e uma mulher.

      Vamos ouvir, no "Sucesso que você não esquece", Roberto Carlos: Debaixo dos caracóis dos seus cabelos.

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT, CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet