Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Hits Araguaia 99,9 fm No Ar: Café Sertanejo

Conteúdo ExclusivoPense Nisso

UM FACILITADOR DE CAMINHOS

UM FACILITADOR DE CAMINHOS

21/09/2020 - 09:00

UM FACILITADOR DE CAMINHOS

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado. O que começou com um pequeno mal entendido, explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por meses de total silêncio. Numa manhã, o irmão mais velho recebeu em sua casa um carpinteiro, que procurava por emprego.

Você tem algum serviço para mim?”, perguntou o homem.

Sim”, disse o fazendeiro. “Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Use aquela pilha de madeira para construir uma cerca bem alta”.

O carpinteiro então respondeu: “Acho que entendo a situação. Mostre-me onde estão a pá e os pregos”.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem trabalhou o dia todo.

Quando o fazendeiro chegou, ficou surpreso com o que viu: em vez de uma cerca, uma ponte havia sido construída, ligando as duas margens do riacho.

Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido. Ele disse: “Você foi atrevido ao construir essa ponte depois de tudo que lhe contei”.

Minutos depois, ao olhar novamente para a ponte, viu que o seu irmão mais novo se aproximava de braços abertos, e com um belo sorriso, falou: “Você realmente foi muito amigo e humilde construindo esta ponte mesmo depois de tudo que eu lhe disse”.

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.

Satisfeito com o que viu, o carpinteiro saía com sua caixa de ferramentas, quando o irmão mais velho falou: “Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você”.

E o Carpinteiro respondeu: “Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir…”.


 

*****

Todos nós temos a capacidade de construir pontes.

Talvez não seja uma estrutura de madeira como aquela que liga, realmente, um lado do riacho ao outro, mas temos todos os dias a oportunidade de agir como facilitadores de caminhos. Onde há conflitos e divisões, podemos levar mensagens de paz, esperança e unidade.


 

Porém, ao longo da nossa vida, assumimos diferentes posições.

Muitas vezes nos comportamos como o irmão mais velho, aprendemos a nos esconder diante de um problema; optamos por construir paredes, alimentamos ressentimentos e mal entendidos...

Em outras ocasiões, agimos como o irmão mais novo da história: independente, apegado também às próprias razões e argumentos, e que decide ceder só depois que o outro, aparentemente, dá o primeiro passo. Até que isso aconteça, cada um pro seu lado, e assim a vida passa...

Neste mesmo cenário, podemos agir também como o carpinteiro.

Aquele trabalhador, ao ouvir sobre o conflito entre os irmãos, não quis tomar partido. Nem se preocupou em identificar quem estaria certo ou errado, mas decidiu construir uma ponte. Agiu com sabedoria, deixou um legado.

Muitos de nós, por diversas vezes, deixamos nos levar pela emoção, e ao invés de ajudar, inflamamos mais... Tornamos insustentável o que já não estava bem...

Comentamos, julgamos, e até condenamos, sem nenhuma contribuição eficaz para a resolução do problema. O que era um desentendimento simples, pequeno, pode evoluir para feridas mais profundas...

Mas a atitude daquele carpinteiro, depois de ouvir o irmão mais velho, foi construir uma ponte... Ele foi um pacificador.

Independentemente se somos, participantes ou observadores de um conflito, a verdade é que a vida sempre nos dá oportunidades de agirmos como aquele homem. Podemos facilitar caminhos...

Agora eu te pergunto: Você constrói pontes?


 

PENSE NISSO, MAS... PENSE AGORA

Centro América FM Hits - Avenida Ministro João Alberto, nº 415 Quadra D, Lote 16, Bairro: Setor Araguaia. CEP: 76240-000
Telefone: (64) 3638-7100
Home
Sitevip Internet