Fale conosco via WhatsApp

Sexta, 29 de março de 2024
informe o texto
Menu

Hits Araguaia 99,9 fm No Ar: Madrugada Centro América

NotíciasOpinião

Notícias boas

Notícias boas

06/02/2020 - 15:46

     Notícias ruins não faltam. A coluna já transitou por tantas delas, mas hoje o caminho é outro. É de noticias boas mesmo.

     Começo pela retomada da construção do Hospital Júlio Muller na estrada de Santo Antonio. Começou a obra em 2012, parou tudo em 2014 ao inventaram uma excessiva e irreversível umidade que, estudos novos, mostram que pode ser tecnicamente corrigida. A licitação agora estipula que quem fará o Projeto Executivo será a empreiteira que ganhar a concorrência.

     É uma construção em conjunto da UFMT e o governo do estado. Hospital para mais de 250 leitos e tudo pelo SUS. Já tem em caixa perto de 100 milhões de reais que é a parte da UFMT.

     Ali serão construídos também os prédios das Faculdades de Medicina, Nutrição e Enfermagem. Será um hospital escola. Um novo e diferente bairro deve surgir naquela localidade, já chamada de Cidade da Saúde. 
 
     Se juntar os leitos deste hospital com os do Hospital Central, cuja obra será também retomada, mais o novo Hospital Municipal, recentemente inaugurado em Cuiabá, também a Santa Casa que se transformou em hospital estadual, a cidade fica numa posição diferenciada na área de saúde, com mais de 1.100 leitos de atendimentos pelo SUS.

     Mais uma noticia boa. No mês de março deve ser internacionalizado o aeroporto em Várzea Grande. Faltam detalhes que o consórcio que tem a gerência do aeroporto está concluindo. Feito isso, como a Polícia Federal e a Anvisa já haviam dado o aval (faltava a Receita Federal), voos podem acontecer imediatamente.

     Não serão somente voos para Santa Cruz de la Sierra. Cuiabá e Santa Cruz serão pontos de contatos para toda América do Sul, também para os EUA e a Europa. Voos para esses lugares vão ter preços menores do que se tem hoje indo por São Paulo para dali, por exemplo, ir a Santiago ou Miami. Vai haver uma pequena revolução nessa área.

     Outra notícia do momento é a de que devem sair dois portos novos na hidrovia Paraguai-Paraná. Um em Barranco Vermelho para 700 mil toneladas e, como já mostrou a coluna, para ter inicio em 2022. Outro porto em Paratudal para cerca de oito milhões de toneladas, com carregamento de 600 mil toneladas já em 2021.

     Tudo isso fora da região de sinuosidade do rio Paraguai e onde está a maioria das pousadas. Os portos estarão mais de 65 quilômetros da cidade de Cáceres, quando o rio já é mais largo por receber afluentes. Viabiliza a ZPE. O Mato Grosso do Sul usa a hidrovia, agora este Mato Grosso também terá essa alternativa de comércio.

     Outra noticia boa foi à inauguração do COT da UFMT que era para ser entregue na Copa de 2014. Pista para competição de atletismo, até mesmo internacional. Tinha gente da politica daqui querendo tirar a obra da UFMT para levar não sei para onde. Teria virado outro Pari.

     Diante de seguidas notícias negativas, essas não se mostram apetitosas no início de um novo ano?

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Hits - Avenida Ministro João Alberto, nº 415 Quadra D, Lote 16, Bairro: Setor Araguaia. CEP: 76240-000
Telefone: (64) 3638-7100
Home
Sitevip Internet