No ar: Flash HitsOuvir

Conteúdo Exclusivo

Biografia

Os Mutantes

Os Mutantes

 Esta banda paulista foi formada inicialmente em 1966 pelo baixista, pianista, cantor e compositor Arnaldo Baptista (1948); por seu irmão, o guitarrista, violonista e compositor Sérgio Dias (1951); e pela cantora e compositora Rita Lee Jones (1947). Após os nomes The Wooden Faces e O Conjunto, a banda foi finalmente batizada de Mutantes (1966).

O envolvimento dos Mutantes com o Tropicalismo veio no ano seguinte de seu nascimento, a partir de um convite para acompanhar Gilberto Gil na apresentação de sua canção “Domingo no parque”, no III Festival de MPB da TV Record, em 1967. A verve, a guitarra e o baixo elétrico dos mutantes, somados aos arranjos inventivos do maestro Rogério Duprat, tornaram-se a síntese sonora do Tropicalismo.

Ao aderir ao Tropicalismo, o conjunto tornou-se o grande nome do rock de vanguarda da música brasileira dos anos 60. Participou de forma decisiva do disco coletivo Tropicália ou Panis et Circensis e dos LPs de Gilberto Gil e Caetano Veloso, de 1968, e fez três álbuns próprios com Duprat, entre 1968 e 1970. Além disso, participou do disco A Banda Tropicalista de Rogério Duprat (1968), e acompanhou Caetano Veloso em sua histórica apresentação de “É Proibido Proibir”, no III FIC (Festival Internacional da Canção), da TV Globo, em 1968.






Em 1970, os Mutantes concorreram ao V FIC (Festival Internacional da Canção) com uma música de Arnaldo, Rita e Sérgio, “Ando Meio Desligado”, um dos maiores sucessos do grupo. Nos dois anos seguintes, os Mutantes emplacaram mais dois discos fiéis ao espírito tropicalista (Jardim Elétrico, de 1971, e Os Mutantes no país dos Baurets, de 1972).

Paralelamente, Rita Lee lançou o disco "Hoje é o primeiro dia do resto de nossas vidas", de 1972. Em seguida, ela optou definitivamente pela carreira solo, e deixou o grupo que, com os irmãos Baptista, tomou um rumo sonoro calcado no rock progressivo. A banda duraria ainda até 1977, com distintas formações e tendo em sua composição apenas Sérgio Dias como fundador.



Em 2005, os irmãos Baptista retomaram o fôlego e investiram na reformulação e reunião dos Mutantes, tendo como grande aliado o baterista Dinho, da formação original. Como Rita Lee não aceitou o convite para voltar, Sérgio Dias chamou a cantora carioca Zélia Duncan. Em 2006, os Mutantes iniciaram uma série de shows com grande sucesso de público e crítica, retomando a carreira da banda.



Fonte: Site - Tropicalia.com.br

  • Os Mutantes
  • Os Mutantes
  • Os Mutantes
Centro América FM Rondonópolis - Rua Ariadne Feltrin Campos, 598, Vila Nova Aurora, Cep.: 78740-700 - Rondonópolis - MT- Tel.: (66) 3439-2323© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet