No ar: No Seu RitmoOuvir

Conteúdo Exclusivo

Pense Nisso

COM AFETO E COM FIRMEZA

10/05/2019 - 14:41


 Com afeto e com firmeza.


Uma notícia publicada na mídia nos fez pensar muito sobre a educação que damos aos filhos.
Relata que um adolescente de quinze anos, em Almeria, na Espanha, processou sua própria mãe, depois que ela lhe tomou o celular para que ele parasse de jogar e se concentrasse nos estudos.
A mãe queria que o filho deixasse o aparelho. Como ele não o fez, ela decidiu pelo confisco, com uso leve de força, segundo afirmou.
O garoto, inconformado, abriu uma acusação formal contra ela, junto ao ministério fiscal, por maus tratos domésticos.
Pediu, ainda, que passasse nove meses encarcerada, e arcasse com os custos processuais.
O caso foi parar nas mãos do magistrado penal que não só absolveu a mãe, como ainda lembrou que a lei exige que ela tome atitudes como aquela.
Disse que é dever dos responsáveis garantir que as crianças e adolescentes do país tenham boa educação.

* * *
A questão da educação no lar gera muitas dúvidas em alguns pais e mães, que parecem não se haverem dado conta da tremenda responsabilidade que lhes cabe.
Aprendemos que grande é a influência que os pais exercem sobre o Espírito do filho após o nascimento.
Todos na Terra concorremos para o progresso uns dos outros, no entanto, os pais têm por missão desenvolver os caracteres de seus filhos pela educação.
Isso constitui para eles uma tarefa, uma verdadeira missão.
Quando nasce uma criança, embora toda sua fragilidade, a personalidade que habita esse corpo pequeno e frágil, ela já possui uma personalidade. A personalidade da criança, forma-se logo à nascença. Tudo o que interioriza, está relacionado com o mundo em seu redor. Aprende a chorar, a pedir as coisas, através de uma linguagem que ela própria definiu e, que os adultos descodificam. Traz consigo, na forma de pendores e tendências enraizadas, as experiências vivenciadas em passadas existências.
Em razão disso, devemos, desde cedo, observar as ações, o comportamento dos filhos, a fim de conduzi-los pelo melhor caminho.
Fundamental dar-lhes responsabilidades gradativas para que aprendam a responder por seus atos.
Necessário estabelecer limites, a fim de conduzi-los à retidão moral e ética, preparando-os para a vida.
Por vezes, como pais desejamos poupar nossos filhos das dificuldades que tivemos que enfrentar. Então buscamos lhes satisfazer todos os desejos.
Salutar considerarmos que foram justamente as dificuldades pelas quais passamos que nos impulsionaram ao crescimento e à maturidade.
Portanto, nossos filhos devem aprender a lutar pelos objetivos que desejam alcançar, para melhor entenderem os mecanismos da vida.
Seja gentil com seu filho quando for necessário discipliná-lo. Oriente-o impondo limites de uma forma afetuosa. Porém, estabeleça limites de forma firme e com autoridade.
Pense Nisso e haja na educação do seu filho, enquanto é tempo.

Redação do Pense Nisso, com narração de
fato publicado no artigo Final dos tempos, do jornal
O Diário do Noroeste, de Paranavaí, em
7 de abril de 2017.
Em 16.10.2017.

Centro América FM Cáceres - Rua dos Caçadores, 410. Bairro Cavalhada. Cáceres - MT, CEP 78200-000. Tel.: (65) 3211-5400.© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet