No ar: Ouça ao vivoOuvir

Conteúdo Exclusivo

Sucesso Que Você Não Esquece

TRANSAS - RITCHIE

28/12/2018 - 14:05

 Gente, é muito bacana poder compartilhar com você, algumas histórias interessantes de clássicos de vários gêneros, como esse do cantor britânico, radicado no Brasil, Ritchie.

Em tempos que as letras de canções que falam de sexo, são tão explicitas e apelativas, Transas é uma obra da poesia pop.
Composta por Nico Rezende, a música, a princípio, não agradou muito o cantor Ritchie, que a rotulou de brega e conservadora.

A letra da canção fala sobre como o sexo gratuito e sem comprometimento, que segundo a personagem da letra, nos faz sentir vazios e insensíveis . Na época que a canção foi lançada, muitos criticaram a música, dizendo que era uma canção “careta” e conservadora. Afinal, os anos 80 foi a geração do “vamos transar, mas sem compromisso, ok?”.

Quinze dias depois de lançada como single, a música chegou em primeiro lugar nas paradas da Billboard Brasil e no Globo de Ouro. Foi o compacto mais vendido em 1986, chegando a quase 3 milhões de copias vendidas.

Entrou na trilha sonora da novela “ Roda de Fogo”, e acabou sendo o tema principal da trama.

Em dezembro de 1986, Transas ganhou o prêmio Villa Lobos de canção do ano.

Que fique a lição para os compositores da atualidade: para falar de sexo, você não precisa ser vulgar.

No Sucesso que você não Esquece – Ritchie e a música pra quem não quer apenas “Transas”.


Pois é, nos dias de hoje, as letras, quando se tem uma, exploram a sexualidade de forma burlesca, e algumas, fazem apologia ao crime. E pior, são visualizadas por milhões de crianças e adolescentes. O que fazer? Devemos censurar? Não. A palavra chave aqui é: Educação e valorizar a boa música. E, música boa é como idioma; você só aprende ouvindo.

Um forte abraço e até a próxima edição do “O Sucesso que Você não Esquece”. Bye, Bye.

Centro América FM Cáceres - Rua dos Caçadores, s/n. Bairro Cavalhada. Cáceres - MT, CEP 78200-000. Tel.: (65) 3211-5400.© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet