No ar: Primeira PáginaOuvir

Conteúdo Exclusivo

Biografia

Leonardo

Leonardo

 Emival Eterno da Costa, nasceu no município de Goianápolis, em 25 de julho de 1963, mais apenas em 1981 que ele se tornou o conhecido cantor de música sertaneja, Leonardo. Com Luís José Costa, seu irmão, ele formou uma das maiores duplas do Brasil Leandro & Leonardo (nome inspirado nos filhos gêmeos de um colega de trabalho de Leandro),

Mas em 23 de junho de 1998, com a morte de Leandro em decorrência de um câncer raro de pulmão, Leonardo começou a fazer carreira solo.

Ao longo de sua carreira foram mais de 35 milhões de discos vendidos. Leonardo é considerado o maior cantor sertanejo romântico do Brasil.
Leonardo era o quarto de oito irmãos, um garoto sempre animado e brincalhão, diferente de Leandro, uma pessoa mais tímida e reservada. De família humilde, ele e seu irmão sempre sonharam em conseguir uma vida melhor para os pais e irmãos.
O começo foi de Leandro foi com a banda “Os Dominantes”, que tocava sucessos de Roberto Carlos e dos Beatles. Enquanto isso, Leonardo, cantava somente por lazer, mas aos poucos os dois irmãos começaram a ensaiar como dupla e decidiram, com o apoio de toda família, foram para Goiânia para tentar carreira na música.

Um começo difícil, as apresentações não rendiam muito dinheiro, por isso ambos trabalhavam em outros lugares para conseguirem se sustentarem. Mas mesmo assim eles não desanimavam e o primeiro contrato surgiu e a dupla assinou, por quatro salários mínimos, para cantar em um local melhor. A partir daí, começaram a receber propostas para apresentações em cidades vizinhas e convites para se apresentar na televisão.

O primeiro programa à convidar a dupla para uma participação foi o “Beira da Mata” exibido pela TV Tocantins, de Anápolis, Goiás. Depois disso, outros convites surgiram para shows principalmente no interior das regiões de Goiás e no estado vizinho, Mato Grosso.

O primeiro disco, veio com recursos próprios e a ajuda de amigos, e lançado em 1984 e com destaque para a música “Hoje acordei chorando”. O disco era vendido nos bares onde cantavam. Em busca da realização profissional, Leandro & Leonardo constantemente viajavam a São Paulo, com a ajuda financeira de um joalheiro de Goiânia, para tentar um contrato com alguma gravadora.

Nessa época, a música “Contradições” (Martinha e César Augusto), gravada no disco Leandro & Leonardo, de 1986, começava a ficar conhecida.2
O sucesso nacional aconteceu com o hit “Entre tapas beijos”, já no terceiro disco. A dupla passou a ser notada e a canção do próximo álbum, “Pense em mim” bateu todos os recordes de execução nas rádios.

 

 

O lançamento do disco incluiu um show no Canecão, casa de espetáculos do Rio de Janeiro, que pela primeira vez abria suas portas para os meninos de Goianápolis. Com tanto êxito, a dupla logo conquistou as telinhas. A TV Globo os contratou para apresentar o programa Leandro & Leonardo Especial.

Cada vez mais conhecidos eles se tornaram uma da duplas que mais venderam discos na história da música brasileira. Em 1995, a dupla se uniu a Chitãozinho & Xororó e a Zezé di Camargo & Luciano para apresentar um dos programas mais bem sucedidos da Rede Globo, o Amigos, que surgiu na programação como um especial de fim de ano e que posteriormente, devido à grande audiência, começou a ser transmitido semanalmente na grade da emissora.



O resultado da atração foi tão positivo, que o encontro das três duplas gerou a produção de quatro volumes “Amigos”, com milhões de cópias vendidas em todo o Brasil.

No auge do sucesso e perto de lançar o disco Um Sonhador, Leandro começou a sentir-se mal e após muita luta não resistiu a um câncer de pulmão falecendo em 23 de junho de 1998.

Leonardo, mesmo com o baque pela perda do seu irmão não desistiu da música e com o apoio dos familiares, amigos e fãs da dupla, lançou, em 1999, seu primeiro disco solo “Tempo.”



Em 2013, publicou a autobiografia "Não Aprendi Dizer Adeus", pela editora Casa da Palavra.4 “A ideia surgiu de toda a história do filme que a gente ia fazer. Como o filme teve coisas burocráticas que não pudemos fazer, resolvemos colocar tudo no livro. É um livro que tem uma história muito simples. Basicamente a minha história e a dele [Leandro]"

Leonardo é pai de seis filhos: Pedro 25, Isabella 21, Jéssica 18, José Felipe 13, Matheus 13 e João Guilherme 10. No dia 7 de Maio de 2011 tornou-se avô pela primeira vez. Sua neta se chama Maria Sophia, primeira filha de Pedro Leonardo e da esposa Thaís. ( No dia 20 de Abril de2012 o cantor Pedro, filho de Leonardo, sofreu um grave acidente de carro, tendo estado com risco de morte, mas depois de um longo tratamento, recuperou-se).




Discografia


• 1999: Tempo
• 1999: Leonardo Ao Vivo
• 2000: Quero Colo
• 2001: Todas as Coisas do Mundo
• 2002: Todas as Coisas do Mundo Ao Vivo
• 2002: Te Amo Demais
• 2003: Brincadeira Tem Hora
• 2004: Leonardo Canta Grandes Sucessos
• 2005: Leonardo Canta Grandes Sucessos Vol. 2
• 2005: Leonardo Acústico
• 2006: De Corpo e Alma
• 2008: Coração Bandido
• 2009: Esse Alguém Sou Eu Ao Vivo
• 2010: Alucinação
• 2011: Nada Mudou
• 2013: Vivo Apaixonado
• 2014: Leonardo 30 anos de Sucesso Ao Vivo

     
     




  • Leonardo
  • Leonardo
  • Leonardo
  • Leonardo
Centro América FM - Sorriso. Avenida Curitiba, 3380, Bairro Bom Jesus. Cep.: 78890-000 - Sorriso - MT. Tel.: (66) 3545-9000© 2017 - Centro América FM - Todos os direitos reservados
Sitevip Internet