Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Primeira Página

Conteúdo ExclusivoSucesso Que Você Não Esquece

LIKE A PRAYER - MADONNA

LIKE A PRAYER - MADONNA

10/04/2020 - 14:36

E tem polêmica nesta edição do sucesso que você esquece. Afinal, vamos falar de um clássico da Madonna... e quando se trata da rainha do Pop você sabe: TEM MUITO PANO PRA MANGA.

Na música, guitarras que se misturam a um enigmático canto gospel. No vídeo, uma jovem católica que presencia o assassinato de outra jovem e procura abrigo em uma igreja. Cruzes incendiadas que remetem à ku klux klan, homens brancos cometem um crime e, em seu lugar, um jovem negro é preso. Uma religiosidade exagerada, obsessiva, que faz com que a única figura masculina na vida da jovem seja a de Deus. Essa é Like a Prayer, cheia de polêmica em sua letra e na composição de seu videoclipe. No contexto de uma sociedade, que no final dos anos de 1980, gritava por liberdade, mas ainda estava presa a amarras pra lá de tradicionais e longe de pensar em questioná-las.

Like a prayer deixa bem claro os limites do profano e do sagrado. Mais do que isso, Madonna tem o intuito, e conseguiu isso, de mostrar que o sentimento vivido dentro da religião, a devoção em si, possa causar sentimentos tão intensos que podem ser comparados não fisicamente, mas em paralelo ao espiritual, ao ápice do orgasmo, mostrando que todos podemos alternar entre devoção e pecado.

Madonna certamente escolheu traçar esse paralelo entre sexo e religião, entre pecado e devoção, com o intuito de mostrar o quanto ambos têm andado juntos na história da igreja e da humanidade, além de ressaltar que aquilo que a igreja condena também é praticado por alguns de seus representantes, justamente aqueles considerados intocáveis.

Porém, é fácil compreender que aquilo que é objeto de polêmica na música e no clipe se trata de questionamentos sociais lançados pela cantora diante de uma sociedade considerada hipócrita e preconceituosa, que condena atos praticados por uns, mas comete os mesmos atos na obscuridade e no anonimato.

Com melodia e voz bem construídas e amarrada com um maravilhoso coral, é fácil compreender porquê a música chegou tão rapidamente ao topo das paradas.

Madonna, livre das amarras sociais e ainda sem conhecer o termo “empoderamento feminino”, fez história na música internacional, quebrou tabus e se mostrou disposta a expressar sua opinião de uma a maneira só dela, com uma visibilidade que só ela foi capaz de conseguir à época e o principal: a honestidade consigo mesma, com suas ideias e com seu público.

No sucesso que você não Esquece, Madonna e a polêmica: Like a Prayer de 1989.


 
Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet