Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 18 de abril de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Clássicos da Original

NotíciasOpinião

Chega de desculpas

Chega de desculpas

27/02/2020 - 09:47

     Não tem mais motivos para a Unemat não vir para Cuiabá. Alegava-se que, se ela viesse, Cáceres poderia perder a Reitoria para Cuiabá. Que aquela cidade perderia a única coisa maior que tinha recebido nos últimos anos. Que a economia estagnou, renda, emprego e IDH caíram e tirar a direção da Unemat seria mais um baque na já complicada situação local.

     Frente às novas perspectivas da cidade aquela suposta alegação não procede mais. Não tem jeito, como primeiro exemplo, da ZPE não sair agora. Deve surgir em Cáceres um polo agroindustrial ao longo dos anos. O que vai incrementar emprego e remunerar melhor as pessoas.

     Outra. Relatório ambiental e econômico feito pela Universidade do Paraná mostrou a total viabilidade da hidrovia Paraguai-Paraná. Já neste semestre o porto em Cáceres recomeça a funcionar. Tem trabalho sendo desenvolvido em torno de dois outros, Paradutal e Barranco Vermelho.

     Pinço só um item sobre isso. Trigo pode vir da Argentina, ser moído em Cáceres e distribuído para o estado e a região norte do país, como Rondônia e Acre. Quantos empregos surgiriam em torno disso?

     O Free Shopp é outra realidade. Deve funcionar ainda este ano e vai incrementar o comércio local. Pessoas podem comprar por mês 300 dólares de produtos. Turistas que vão a outros lugares do Pantanal poderão optar por Cáceres para comprar coisas no Free Shopp. Hotéis, bares e restaurantes vão se beneficiar disso. Mais emprego e renda, portanto. Falta um trabalho maior para melhorar o aeroporto da cidade para, seguindo o caso de Corumbá, receber turistas diretamente ali.

     Pois bem, frente a essa nova realidade não cabe mais a antiga alegação de que, se perdesse a Reitoria da Unemat, a cidade afundaria ainda mais. Não vai perder a Reitoria e ainda se tem novas atividades econômicas já na curva da esquina.

     Aquelas outras velhas desculpas de que a Unemat não iria onde tivesse a UFMT, também não tem mais sentido. A Unemat está em Sinop que tem UFMT e recentemente foi para Rondonópolis que tem uma Universidade Federal independente da Reitoria aqui na capital.

     Qualquer Universidade pública tem uma fala forte sobre desigualdade social, dar oportunidade para os estudantes mais pobres. A não presença da Unemat nesta região é até uma maldade com esses estudantes. Eles não entrando na UFMT vão correr atrás do Fies para pagar uma universidade particular para estudar. É interessante como nenhuma entidade estudantil regional apontou o dedo para esse assunto ainda.

     Se a Unemat estivesse aqui, os estudantes teriam outra chance, além da Ufmt, para estudar numa universidade pública sem pagar. Tem uma maledicência que corre por aí de que as universidades particulares não querem a Unemat aqui.

     A Unemat está hoje em 14 cidades do estado e em nenhuma da Baixada Cuiabana, onde se tem quase um terço da população do estado. Agora é hora de mudar esse jogo. A Unemat tem que vir logo para esta região.

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet