Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 18 de abril de 2024
informe o texto
Menu

Hits Cáceres 103,1 fm No Ar: Flash Hits

NotíciasOpinião

Secretaria da Agroindústria

Secretaria da Agroindústria

19/07/2018 - 13:41

     A Argentina criou o Ministério da Agroindústria para os setores agrícola, pecuária, pesca e florestal. Mato Grosso deveria seguir o modelo e criar uma Secretaria da Agroindústria. Este assunto poderia até ser parte do debate na eleição deste ano.

     Não é possível continuar exportando tudo in natura. Mato Grosso é, agora e mais ainda no futuro, o maior produtor de grãos, fibras e carnes do país. Será o maior do agronegócio nacional por muito tempo. Tem aqui clima e chuva adequados e ainda mais de 15 milhões de hectares de terras que podem ser incorporadas à produção no campo.

     O mercado internacional, com milhões de novos consumidores da China e da Índia (primeiro e terceiro PIB mundial num futuro próximo), será ainda maior que agora para se vender comida. Primeira coisa que alguém faz quando melhora de vida é melhorar a qualidade de sua alimentação.

     O estado pode, nos próximos anos, até ultrapassar a produção da Argentina em soja, milho e carne. Lá não tem mais terras para ser agregadas à produção. Aqui tem e a produtividade por hectare é igual à deles.

     O estado tem que industrializar parte dessa enorme produção. Gerar emprego e renda mais qualificados. Mato Grosso do Sul e principalmente Goiás tem dado atenção especial à agroindústria, por que não aqui?

     Como pode um estado produzir 66% do algodão do país e 92% de todo o Centro Oeste e não ter fábrica de tecidos? Ter ainda o maior rebanho bovino do país, abater cerca de 5 milhões de cabeças por ano, e aqui não se faz nem mesmo a simples industrialização do couro quanto mais pensar em fábricas de sapatos ou bolsas.

     O que poderia ser feito numa Secretaria da Agroindústria? Trabalhar com a Assembleia Legislativa para aprovar leis para ajudar na agroindustrialização. Aprovar também a lei, que está no Congresso, para que uma ZPE pudesse vender entre 40 e 50% de sua produção internamente. Com os incentivos que uma ZPE tem parte da produção local poderia chegar a centros consumidores maiores no país de forma competitiva.

     É mais do que óbvio que a agroindústria não precisa ser apenas numa ZPE. Bolar incentivos especiais e específicos para levá-la para tantos outros lugares do estado. Qual tipo de incentivo fiscal seria dado?

    A Secretaria poderia buscar informações em outros estados sobre agroindústria que possam ser úteis a Mato Grosso. Também o que fizeram em Goiás e MS? Quais produtos para a agroindústria? Para onde e como exportar? Como fazer isso? Como envolver a Fiemt, Famato, Aprosoja, Ampa nesse assunto?

    Com dados coletados, leis aprovadas, “pasta debaixo do braço”, como trazer empresas e investimentos de fora para a agroindústria? Buscar empresas até mesmo do exterior, por que não?

     Uma Secretaria com funcionários já do quadro estadual, nascida até de outra, como aconteceu com a da Agricultura Familiar, enxutíssima e específica para a agroindústria, poderia trabalhar itens como esses e tantos outros para não sermos eternamente exportadores de matérias primas.

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Hits - Rua dos Caçadores, esquina com Rua Jaurú, Bairro Cavalhada. CEP: 78216-125
Telefone: (65) 3211-5400
Home
Sitevip Internet