Fale conosco via WhatsApp

Sexta, 19 de abril de 2024
informe o texto
Menu

Hits Sorriso 89,3 fm No Ar: Bolicho da 89

Conteúdo ExclusivoPense Nisso

UM MUNDO MELHOR

UM MUNDO MELHOR

29/07/2021 - 10:40

Um mundo melhor

Quantas vezes ouvimos, ou nós mesmos repetimos que o mundo está cada dia pior? Somos nós, seres humanos, em várias ocasiões, os porta-vozes do pessimismo.

Basta um acontecimento ruim, para justificar nossa tese de que tudo vai de mal a pior. Dizemos que perdemos a crença na Humanidade, que o mundo não tem jeito. E outras tantas afirmações de desânimo.

Mas, será isso mesmo verdade? Será que a Humanidade vai de mal a pior, como muitas vezes afirmamos?

O historiador holandês Rutger Bergman reuniu em seu livro “Utopia para realistas”, alguns dados interessantes.

Segundo ele, em 1820, 84% da população mundial vivia em extrema pobreza. Cem anos depois o número baixou pela metade. No início do Século XXI, menos de 10% da população mundial vive em extrema pobreza.

Assuntos que eram ficção científica, há pouco tempo, tornam-se realidade: implantes cerebrais que restituem a visão, pernas robóticas que permitem paraplégicos se locomoverem com autonomia, cirurgias de alta precisão feitas por robôs.

A energia solar ficou 99% mais barata nos últimos quarenta anos. Desde 1994, o número de pessoas com acesso a Internet saltou assustadoramente.

A expectativa de vida global hoje é mais do que o dobro do que era em 1900.

Desde 1990, a taxa de mortalidade por tuberculose caiu para quase a metade. A partir do ano 2000, o número de mortes por malária e AIDS sofreu uma grande queda;

Se pararmos pra olhar o que tem dado certo, talvez percebamos que existem muitos pontos positivos também no mundo.

Há milhões de pessoas colaborando para o mundo ser um lugar melhor do que imaginamos ou percebemos.

São incontáveis os que se sacrificam pelos seus filhos, que fazem o melhor que podem na sua profissão, que atuam voluntariamente em causas nobres.

Cabe, no entanto, lembrarmos sempre que cada um de nós pode dar sua cota de colaboração, oferecendo ao mundo o que temos de melhor, na mente e no coração;

Talvez você não tenha percebido, mas tudo aquilo que focamos, expande.

Se você foca no problema, ainda que seja pequeno, aos seus olhos pode tornar-se maior.

Que possamos usar toda nossa energia, sabedoria e criatividade para pensar no lado bom da vida. Nas pessoas que temos por perto, nas conquistas que colecionamos e desafios que já vencemos.

Que a nossa história de vida sirva para inspirar outros; e que possamos levar mais luz, independente das circunstâncias. Que sejamos aqueles que anunciam um mundo melhor, através de boas atitudes;

Você pode pensar: Mas tenho tantos gigantes ainda para vencer!

Todos nós temos. Mas não nos esqueçamos dos muitos motivos que também temos para celebrar.

Pense nisso... mas, pense agora.

(*)Pense Nisso, baseado no texto do Momento Espírita, com dados extraídos do livro Utopia para realistas, de Rutger Bergman, ed. Sextante.

Centro América FM Hits, Avenida Curitiba, 3380, Bairro: Bom Jesus. CEP: 78896-144
Telefone: (66) 3545 - 9000
Home
Sitevip Internet