Fale conosco via WhatsApp

Terça, 19 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Madrugada Centro América

Notícias

Qual é o instrumento musical mais antigo do mundo?

Qual é o instrumento musical mais antigo do mundo?

24/10/2020 - 09:30

Desde quando o Homem se interessa por música? Talvez, essa pergunta consiga ser respondida pelo instrumento musical mais antigo do mundo: a flauta.

Apesar de a percussão com o corpo realizada pelo homem primitivo já ser pensada como música, a construção de objetos capazes de emitir sons foi um marco para a história musical - e o primeiro deles, feito de ossos, foi a flauta. 

O instrumento de sopro era retratado em pinturas de cavernas, mas nunca ficou evidente a verdadeira idade dele. Contudo, em 2009, uma descoberta arqueológica mudou o que já era conhecido sobre os instrumentos pré-históricos, apresentando à atualidade uma flauta cuja idade é datada entre 43 e 82 mil anos.A flauta mais antiga do mundo

Escavações arqueológicas das últimas décadas descobriram diversos exemplares de flautas feitas dos ossos dos mais diversos animais - de tíbia de abutre a fêmur de urso e marfim. No entanto, uma escavação feita em uma caverna na Alemanha, em 2009, encontrou uma flauta pré-histórica cuja idade pode chegar a 82 mil anos.

Foram descobertas no sudoeste da Alemanha flautas de marfim e de osso de abutre, sendo a última a mais preservada. O objeto tem 5 orifícios para os dedos e pode emitir diversas notas musicais.



Composta por 12 pedaços, a flauta foi encontrada em uma escavação em um acampamento neandertal, uma espécie ancestral humana já extinta que conviveu com o Homo sapiens na Europa e em parte da Ásia.

O Homem primitivo e a música 

Após analisar a flauta, o musicologista Bob Fink concluiu que o homem Neandertal já usava a escala de sete notas conhecida no Ocidente - e essa foi uma grande descoberta para o mundo da música.

A partir da escavação, compreendeu-se que a tradição musical, antes tida como iniciada apenas no período paleolítico (entre 20 e 30 mil anos atrás), iniciou muito antes. Além disso, um estudo da revista científica Nature afirmou que as flautas são testemunhas de uma explosão de criatividade desses primeiros habitantes da Europa. 

 

Fonte: Rolling Stone

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet