Fale conosco via WhatsApp

Domingo, 28 de abril de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Jazz Master

Notícias

Filme 'Eduardo & Mônica' é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

Filme 'Eduardo & Mônica' é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

Divulgação

Filme 'Eduardo & Mônica' é fiel ao espírito amoroso da canção escrita por Renato Russo

18/12/2021 - 09:54

Quem um dia irá dizer que não existe razão na transformação da canção Eduardo e Mônica em filme? Impedido pela pandemia de estrear em junho de 2020, como previsto inicialmente, o longa-metragem entra em circuito em 6 de janeiro de 2022, mas já circula por festivais de cinema no exterior desde o ano passado.

Uma das atrações da programação da edição de 2021 do Festival do Rio, onde será exibido em sessão especial na noite desta sexta-feira, 17 de dezembro, o filme Eduardo & Mônica faz jus à canção composta por Renato Russo (1960 – 1996).

Lançada há 35 anos pela Legião Urbana no segundo álbum da banda brasiliense, Dois (1986), a canção escrita por Russo (1960 – 1996) narra a improvável história de amor entre Eduardo – protótipo do cara certinho e careta, encarnado no filme por Gabriel Leone – e Mônica, modelo da mulher mais moderna e liberta, personagem de Alice Braga.

Com letra construída com versos imagéticos que já sugerem narrativa cinematográfica ambientada em Brasília (DF), a canção Eduardo e Mônica sobressaiu no repertório lapidar do álbum Dois e se tornou um dos hits radiofônicos do disco. Gravada em clima pop folk, a canção embute ternura que foi transposta para a tela sob a direção de René Sampaio.

O roteiro de Matheus Souza – finalizado por Matheus com Claudia Souto, Jessica Candal e Michelle Franz – parte da informações dadas por Russo ao perfilar o casal para criar enredo próprio onde entram em cena personagens como o avô de Eduardo (Bira, o militar interpretado por Otávio Augusto) e a mãe de Mônica (a médica Lara, personagem de Juliana Carneiro da Cunha), além de questões políticas que ainda reverberam no Brasil de 2021.

O resultado é narrativa verossímil, situada em 1986 – ano do lançamento da música Eduardo e Mônica pela Legião Urbana – e desenvolvida em tempo próprio, sem a agilidade artificial dos tempos modernos, o que torna crível no filme o envolvimento de Eduardo com Mônica.

Filme que prima pela delicadeza, com fidelidade ao espírito da canção amorosa de Renato Russo, Eduardo & Mônica é o segundo título de trilogia inspirada por músicas da banda Legião Urbana e produzida por Bianca de Felippes.

O primeiro filme, Faroeste caboclo, foi baseado na homônima música apresentada em 1987 pela Legião Urbana. dirigido pelo mesmo René Sampaio de Eduardo & Mônica e estreou em 2013. A música que dará origem ao terceiro filme tem o título ainda mantido em sigilo.

Quem um dia irá dizer que não existe razão afim entre canções e filmes feitos com o coração?

Fonte: Pop & Arte G1

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet