Fale conosco via WhatsApp

Quinta, 28 de março de 2024
informe o texto
Menu

Easy Cuiabá 99,1 fm No Ar: Clássicos da Original

NotíciasOpinião

Sonhos possíveis

Sonhos possíveis

02/11/2017 - 11:41

     Sonho 1. Quem sabe surja na UFMT um Núcleo de Estudos Sul Americano. Em que esta universidade passasse a ser centro de referência internacional nesses estudos. Muitos vão querer estudar a cultura indígena, a arte colonial, relações nas fronteiras, violência, tráfico de droga ou o que for.

     Outros, a economia e as relações comerciais entre os países da região. Ou a integração econômica dos países andinos ou no Mercosul ou ainda no Centro Oeste Sul Americano, aquela composta pelo norte da Argentina, parte do Peru, pelo Paraguai, Bolívia e os dois Mato Grosso. Um mundo de estudos se abriria para a UFMT.

     Sonho 2. Quem sabe um dia a hidrovia Paraguai-Paraná volte a ser o que foi no passado deste estado. Por ali era a ligação com a região do Prata e com o Rio de Janeiro. Quem sabe ainda seja construído o Porto em Morrinhos. Com isso abriria para MT uma ligação maior com todos os países do Mercosul. Comércio dentro de uma integração econômica pelo meio mais barato de transporte, o fluvial.

     Existe estudo de viabilidade econômica, técnica e ambiental sobre essa alternativa de escoar produção. Já houve apresentação disso em Cáceres, Corumbá, Cuiabá e Brasília.

     Sonho 3. Quem sabe saia o asfalto para os países andinos através da Bolívia. Se ocorrer, o comércio explode na área, também o turismo com os Andes e de lá para cá também. Milhares de famílias daqui iriam por carro fazer turismo nos países dos Andes.

     Com o asfalto, aquela enorme quantidade de terras sem produção nenhuma entre San Matias e San Inácio teria a presença de gentes do agronegócio daqui do estado. Ajudaria a crescer a economia regional, tiraria muitos do tráfico de drogas na fronteira.

     Sonho 4. Pelos Andes ou pelo Mercosul, a agroindústria na ZPE de Cáceres faz também parte desse antigo sonho regional para o estado.

     Sonho 5. Não demora e teremos um dos antigos sonhos realizados: o voo entre Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra. Se as agências de viagens daqui e de lá se entenderem haverá um boom turístico em ambas as direções. Até mesmo a viagem para os EUA ficaria mais perto e mais barata. Se iria a Santa Cruz e dali a Miami.

     Sonho 6. Quem sabe também volte o que quase houve antes, uma Zona de Livre Comércio em San Matias. A Fecomércio não vai gostar disso, mas entre comprar coisas lá em Pedro Juan Cabalero ou em San Matias por que não deixar essa renda em nossa fronteira e não na outra? O sonho de antes falava que haveria ônibus gratuitos saindo toda manhã da Praça Santos Dumont em Cuiabá para San Matias e voltariam à tardinha com as pessoas que fossem fazer compras ali.

     Um dia isso tudo ocorrerá e Mato Grosso vai estar mais ligado nas coisas regionais do que no longínquo litoral brasileiro.

Fonte: Alfredo da Mota Menezes e-mail: pox@terra.com.br site: www.alfredomenezes.com

Centro América FM Cuiabá - Rua Marechal Deodoro, 504, Anexo 1, Santa Helena, Cuiabá - MT,
CEP 78005-100. Tel.: 65 3614-1888
Home
Sitevip Internet